segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Intertextualidades

Para introduzir umas sessões sobre Literatura Portuguesa que vou animar numa organização sénior, apresentei hoje a melodiosa «Cantiga Partindo-se», reunida no Cancioneiro de Resende,  da autoria de João Roiz de Castel-Branco, romântico trovador do século XV.


Senhora, partem tam tristes
meus olhos por vós, meu bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

Tam tristes, tam saudosos,
tam doentes da partida,
tam cansados, tam chorosos,
da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.

 Partem tam tristes os tristes,
tam fora d’esperar bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.


A cantiga foi musicada e foi cantada por Adriano Correia de Oliveira, por Amália, pelo Quarteto 111, pelo Vitorino...

Porém deixo aqui uma versão de 1962 numa belíssima voz do fado de Coimbra. Espero que gostem.







Também Saramago lembrou o trovador com o poema «Lembrança de João Roiz de Castel-Branco»


Não os meus olhos, senhora, mas os vossos,
Eles são que partem às terras que não sei,
Onde memória de mim nunca passou,
Onde é escondido meu nome de segredo.

Se de trevas se fazem as distâncias,
E com elas saudades e ausências,
Olhos cegos me fiquem, e não mais
Que esperar do regresso a luz que foi.

(in Os Poemas Possíveis)

10 comentários:

  1. Pode parecer uma heresia para os 'amantes' da escrita de Saramago, mas aprecio mais a sua poesia do que a sua prosa.
    Quanto ao trovador e à sua «Cantiga Partindo-se», acho que fizeste uma excelente opção para essas sessões seniores, que vais animar!
    Só foi pena não teres publicado também aqui,a versão em Fado de Lisboa. O único fado de Coimbra que aprecio é "Samaritana".
    Gostos!

    Beijinhos, Graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, eu então sou ao contrário: gosto mais de Saramago em prosa do que em verso... E quanto ao fado... apesar de não gostar do género, também prefiro o de Lisboa. Mas esta versão está espantosa. Que voz!

      Gostos, né?!...

      Beijinhos lisboetas...

      Eliminar
  2. Adoro o fado de Coimbra.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este «doutor» tem uma voz maravilhosamente límpida.
      Foi um prazer, Elvira.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Habituei-me a ouvir esta e outras melodias da canção de Coimbra desde garoto.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, lisboeta de gema, não... Gostos.

      Seja bem vindo de regresso! Beijinhos coimbrãos...

      Eliminar
  4. Parabéns pelo excelente e erudito post.

    Tardava eu lerdo por aqui
    sem cuidar muito que perdia
    bendita seja a hora e o dia
    e a Graça pelo que aprendi

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda esta sua "intertextualidade", Agostinho. Bem haja! E bem vindo!

      Beijinhos poéticos.

      Eliminar
  5. Vi agora que tinha já cá estado e deixei comentário, mas,... não entrou :(

    Dizia eu que, sempre me emociono muito ao ouvir o Fado de Coimbra ! Aqueles trinados da guitarra e entoação de voz, aliados às recordações da adolescência estudantil, mexem muito comigo, apesar de não ter frequentado Coimbra !
    lembrava ainda as vozes de António Menano e de Luis Goes, para além das mencionadas !

    Beijo, Graça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, meu querido Rui, que ainda nos emocionamos com a beleza!

      Beijinho.

      Eliminar